sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Gravação de um CD DEMO


Cumprindo minha promessa feita no artigo anterior (Etapas da Produção de um CD), hoje falarei sobre gravação de CD Demonstrativo (antigamente chamada de fita demo) mas, que ao longo do texto, chamarei apenas de CD Demo. A primeira coisa a frisar aqui é que CD Demo não deve ser sinônimo de algo mal gravado. Existe, sim, maneiras diferentes de gravar um CD Demo.
Mas afinal, o que é um CD Demo? Como o próprio nome já diz é um material demonstrativo, é o cartão de visitas de uma banda ou um cantor solo.
Sempre que bandas me procuram para gravar um Demo faço a seguinte pergunta: “Qual o objetivo desta Demo”? Parece óbvio, mas o “público alvo” norteará a forma da gravação. Então, vamos falar um pouco sobre o “público alvo” e, logo em seguida falaremos como pode ser feita a gravação.
Algumas bandas utilizam o CD Demo para apresentar seu trabalho à Gravadoras ou Selos; enviar a programas de Rádio/TV; divulgar na Internet; enviar para Festivais; mostrar a algum produtor musical; vender em shows; enfim, objetivos não faltam.
Seguindo este raciocínio, peço às bandas que se coloquem no lugar do “público alvo”. Como assim? Simples! Use o bom censo e, se coloquem no lugar de quem irá ouvir o CD e qual impressão querem que ele tenha. A partir dai a decisão de como será feita a gravação se tornará mais fácil.
Depois de respondida esta pergunta anterior, podemos seguir e falar sobre as formas de gravar um CD Demo. A maneira escolhida poderá ser uma gravação de ensaio; uma gravação ao vivo em estúdio (gravado em canais separados) ou até mesmo uma gravação profissional. Isso mesmo! Uma gravação profissional pode – e deve – ser utilizada para a função de “Demo”. Vejamos alguns exemplos:
Vamos tomar como primeiro exemplo de “público alvo” uma Gravadora ou Selo. Ao ouvir o CD de uma banda, a Gravadora ou Selo subintende que ali, naquele CD, está o máximo da banda; o máximo que eles podem fazer. A primeira impressão é a que fica, portanto, envie um material profissional. Pegue o dinheiro que iria para gravação de 10 músicas do tipo “ensaio” e faça uma gravação profissional nem que seja de 1 música. Escolha a melhor música, procure bons profissionais/estúdios, faça bons arranjos, ensaie bastante e grave bem. Lembre-se que semanalmente chegam dezenas de CDs às mãos dos diretores artísticos das Gravadoras e Selos, por isso, seja um diferencial!
Outro exemplo, é a gravação de CD Demo para enviar a Festivais de Música. Geralmente estes festivais avaliam a banda como um todo (letra, música, entrosamento, arranjos etc). Portanto uma boa gravação ao vivo em estúdio ou uma boa gravação de ensaio já dará uma boa noção aos organizadores do “som” da banda. Atente-se para a clareza deste material, voz audível e inteligível, ok? Recentemente fui co-organizador do Festival Melodia e eliminei várias bandas por conta deste quesito.
Internet – um dos meios mais democráticos e baratos de se divulgar um trabalho. Porém, à distância de um clique do mouse, o internauta poderá trocar tua banda por outra que apresente um material melhor. No mundo virtual tudo é muito rápido; então coloque na rede algo de qualidade, que prenda a atenção do público – como dito anteriormente – nem que seja apenas 1 música profissional. O público subintenderá que o restante do repertório da banda é do mesmo nível e, assim os resultados certamente virão.
Para finalizar deixo uma dica: Gravando 1, 2 ou 3 músicas profissionalmente, a banda terá nas mãos um material de divulgação muito mais versátil (para usar na Internet, Gravadoras, EP’s, Festivais) do que uma gravação simples de ensaio ou gravação ao vivo em estúdio que se restringe a pouco uso.
Abraço e até a próxima!!


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